Como preservar a língua materna e a cultura brasileira?



Não é novidade para ninguém que saber outro idioma é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. E que, quanto antes começamos a aprender uma nova língua mais fácil será assimilar os conhecimentos adquiridos e criar vínculos emocionais com o país que usa determinado idioma.


Algumas vezes, o aprendizado de uma língua acontece ainda de outra forma: por causa de uma mudança de país. Foi o meu caso quando, aos cerca de 6 anos de idade, vim com meus pais e duas irmãs da Alemanha para o Brasil. Aqui, o desafio foi duplo. Ou melhor, triplo. Aprender o português e preservar dois outros idiomas (e culturas): a alemã, do meu país de origem, e a francesa, terra natal da minha mãe.


A integração ao meio escolar fez o papel de me introduzir ao português. Mas, para manter o alemão e o francês presente em nossa casa, além da presença dos meus pais em comunicação constante nos dois idiomas comigo e minhas irmãs, ainda tive outra oportunidade.


Seguir recebendo, aqui no Brasil, jornais e revistas infantojuvenis vindos da Alemanha e da França. Essas publicações, com seus conteúdos de atualidade, cultura e entretenimento, foram fundamentais para manter a fluência nas línguas e o contato com o que acontecia em nossas nações de origem.


Hoje, tantos anos depois da experiência que tive na infância e adolescência, vejo o processo se repetindo com o Joca, jornal infantojuvenil que criei quase dez anos atrás, aqui no Brasil – em português logicamente. O Joca, atualmente, vem sendo usado em escolas do exterior, como nos Estados Unidos, que recebem filhos de brasileiros que se mudaram para o país. O contato com notícias da atualidade na língua materna vem colaborando para a permanência do português na vida desses jovens e no contato constante com os fatos e a cultura brasileira.


Leia mais em: https://claudia.abril.com.br/blog/stephanie-habrich/como-preservar-a-lingua-materna-e-a-cultura-brasileira/






2 visualizações0 comentário