SABIS International School inaugura em Campinas o primeiro campus no Brasil



A Sabis International School, rede de escolas com 135 anos de história presente em mais de 20 países, com cerca de 70 mil alunos em cinco Continentes, investiu em torno de R$ 100 milhões na instalação do seu primeiro campus no Brasil, localizado no polo de alta tecnologia de Campinas.


A unidade está aberta e já recebe alunos para o próximo ano letivo, que começará em agosto de 2021. No momento, estão sendo matriculados alunos do pré-jardim de infância ao 8º ano. A escola e adicionará uma série a cada ano até completar o ciclo de pré-escola ao Ensino Médio.


Com uma área total de 300 mil metros quadrados – sendo 100 mil de construção – o campus terá capacidade para atender um total de 2 mil alunos, com uma mensalidade média de R$ 4,5 mil pelo período integral. Atualmente, cerca de 100 crianças estão em processo de matrícula, incluindo 50 que desde fevereiro estão cursando as aulas preparatórias de inglês antes de iniciarem o ano letivo.


De acordo com Szilvia Simai, diretora de marketing e admissão, as principais disciplinas da escola são inglês, matemática e português e as adicionais são ciência, estudos sociais, arte, música e educação física, entre outras. No momento, 15 professores estão contratados.


Para os menores, existem instalações dedicadas às suas necessidades específicas. A seção do jardim de infância está situada em um prédio separado do restante da escola, onde os alunos menores têm acesso à sua própria piscina aquecida, um miniginásio e instalações para jogos. Um destaque é a pista para carrinhos infantil, na qual as crianças aprenderão desde cedo sobre as leis de trânsito de forma lúdica.


Currículo adaptado

Depois de totalmente concluída, a escola oferecerá instalações esportivas que complementam o programa de esportes oferecido, com ginásio interno, várias quadras de tênis e basquete ao ar livre, piscina semiolímpica aquecida e pistas de atletismo de 200 e de 400 metros. A unidade também abrigará, na segunda etapa de obras, uma sala de teatro para 400 espectadores.


Para a Sabis Campinas, o currículo foi adaptado segundo as regulamentações da educação brasileira, oferecendo também um programa internacional totalmente integrado, permitindo que os alunos optem por ir para universidades locais ou no Exterior.


“Os alunos irão vivenciar uma imersão completa no inglês e no currículo internacional, mas também receberão todo o conteúdo da educação brasileira. Um dos nossos grandes diferenciais em relação às demais escolas internacionais presentes no País é que vamos nos adequar ao máximo à cultura nacional. Queremos preparar nossos alunos não só para as universidades do Exterior, mas também para se sair bem no Enem e nos principais vestibulares do País”, afirma Carlos Maffia, diretor geral da escola.


O programa de Educação Infantil, que inclui o pré-jardim, o jardim de infância e o 1º ano, contará com o ensino diário de idiomas e atividades que construirão uma base para os conceitos de matemática, ciências e idiomas (inglês e português). Os alunos também desfrutarão de uma ampla gama de atividades, incluindo artes e ofícios, exploração, música, tecnologia e aulas semanais de educação física. “Falantes não nativos de inglês irão rapidamente adquirir fluência no idioma, o que lhes permitirá acompanhar e participar das instruções em sala de aula”, disse.


De acordo com Maffia, conforme os alunos crescem, o aprendizado continuará a seguir o currículo Sabis, que enfatiza o desenvolvimento acadêmico, social, emocional e físico. “Nosso currículo internacional é igual em todas as escolas e traz a mesma qualidade na Alemanha, Estados Unidos ou Brasil. Desenvolvemos o método Sabis Point System, sistema pré-definido muito rigoroso, baseado nos conceitos chave em todas as disciplinas, e também incentivamos o construtivismo, trabalhando com projetos através de outras funções cívicas dentro da escola, através do SLO (Student Life Organization)”, explica Maffia.


A escolha por Campinas

A diretora de marketing e admissão acrescenta que Campinas foi escolhida como sede do primeiro campus brasileiro após a realização de pesquisas de mercado que indicaram a demanda local por instituições de currículo internacional. “Campinas é uma cidade conhecida pela excelência acadêmica, com grande potencial para um sistema educacional como o nosso”, diz.


Ela afirma ainda que a área dentro do Polo de Alta Tecnologia é estratégica devido à vizinhança com a Unicamp e com centros de pesquisa como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que fica em frente à escola. “Essa proximidade será fundamental para realizarmos parcerias e enriquecer ainda mais o currículo oferecido aos alunos.”


As inscrições para a pré-escola ao 8º ano ainda estão abertas e o processo está disponível presencial ou online. Informações pelo site www.Sabiscampinas.Sabis.net ou pelo telefone 19 99626-4505.


Adaptação ao momento

Quando as escolas fecharam no ano passado para auxiliar a desacelerar a disseminação do Coronavírus, as unidades SABIS em todo o mundo mudaram para suas soluções completas de e-learning. Tanto nas aulas preparatórias de inglês quando no ano letivo oficial que será iniciado em agosto, o campus Campinas opera cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança para prevenção à Covid-19, como aferição da temperatura nas entradas, limitação do número de alunos nas salas de aula, distanciamento, disponibilização de álcool em gel, reforço na higienização das instalações e uso obrigatório de máscaras.


A SABIS International Systems

A SABIS nasceu em 1886 como a Escola Internacional de Choeifat, fundada na vila de Choueifat, em Beirute, no Líbano, pelo reverendo Tanios Saad e por Louisa Proctor. Em meados da década de 1970, a empresa iniciou um programa de expansão fora de seu paíse de origem, iniciando a criação de uma rede global de escolas.

1 visualização0 comentário