Fórum reúne empresas em São Paulo para dinamizar apoio do setor privado às pessoas refugiadas


São Paulo, 22 de agosto de 2022 – Para celebrar o marco de 50 empresas e organizações membros e mais de um ano de atividades, o Fórum Empresas com Refugiados promoverá seu 1º Encontro Anual, na cidade de São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto. O evento é o primeiro presencial realizado pela iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global da ONU no Brasil, lançada em junho de 2021.


Na programação, estão confirmados painéis de Cristina Betts, CEO da Iguatemi; Welington Alves, Country Manager da Sitel; Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental; Ana Menegotto, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Sodexo On-Site Brasil; Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, entre outros. O evento ocorre no Quality Hotel Paulista, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.


Durante o encontro, haverá o lançamento de um guia voltado às empresas para a promoção de políticas de diversidade nos ambientes de trabalho. O objetivo do evento é fomentar a aprendizagem e troca de experiências; divulgar as ações e compartilhar as boas práticas das empresas participantes, e sensibilizar e engajar outras companhias e público em geral sobre a importância e os benefícios da inclusão e contratação de pessoas refugiadas e migrantes. Boas práticas na contratação e apoio à inclusão de pessoas refugiadas são divulgadas na plataforma online Empresas com Refugiados.


O evento terá ainda palestras com representantes de empresas referências no tema, oficinas temáticas e capacitação. Para abordar a interseccionalidade, haverá painel de Vivian Broge, Diretora de Recursos Humanos da Iguatemi S.A; Raphael Pagotto, Secretário Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e Flávia de Moura Muniz, Especialista de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres.


Já as oficinas para abordar a contratação de pessoas refugiadas em São Paulo e estratégia de interiorização contarão com nomes como Manoel Magno Barros de Sousa Lopes, Tenente-Coronel coordenador do Centro de Coordenação para a Interiorização em Boa Vista; João Marques, CEO da Emdoc/Programa de Apoio a Recolocação de Refugiados (PARR); e Pe. Paolo Parise, Membro da diretoria da Missão Paz.


Para aprofundar ainda mais o tema, também será promovida a primeira edição do treinamento avançado voltado a empresas que já contratam pessoas refugiadas. Serão abordados aspectos como onboarding, desenvolvimento de carreira e interculturalidade. A capacitação foi desenvolvida com apoio da Tent Partnership for Refugees, BRF, Renner, Sitel e Sodexo.


Haverá também estandes para divulgação e venda de produtos desenvolvidos por empreendedores refugiados e migrantes. A banda Os Escolhidos dará o tom do evento. O grupo formado por refugiados e migrantes da República Democrática do Congo canta diferentes gêneros musicais e irá se apresentar no período da manhã.


Os parceiros estratégicos do 1º Encontro do Fórum Empresas com Refugiados são Emdoc, EY, IFC, Foxtime, Moverse, PNUD e Tent Partnership for Refugees, com apoio de Lojas Renner SA e Iguatemi.


Sobre o Fórum Empresas com Refugiados

Em um ano, o Fórum promoveu mais de 20 atividades, entre eventos, rodas de conversa e capacitações online, impactando mais de 2 mil pessoas. A iniciativa aprofunda o engajamento do setor privado iniciado na Plataforma Empresas com Refugiados, que em três anos apoiou a divulgação de mais de 500 vagas de emprego enviadas por cerca de 200 empresas que atuam no país. Além disso, as empresas e organizações com boas práticas divulgadas na plataforma contrataram ou deram apoio para a contratação de mais de 7,3 mil pessoas refugiadas e migrantes, além de promoverem a capacitação de mais de 1,2 mil pessoas refugiadas.

9 visualizações0 comentário